REINO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Desafios da Vida de Um Líder

Desafios da Vida de Um Líder
Marcelo Souza
out. 10 - 3 min de leitura
000

Um bom líder, em sua essência, é alguém que se torna um referencial de vida para outras pessoas, não apenas de eficácia e efetividade na realização de suas atividades profissionais, mas na maneira com que enxerga a vida. Porém, em meio as demandas do nosso dia-a-dia nos esquecemos de princípios fundamentais da vida. Muitas vezes queremos que as as pessoas que estão trabalhando conosco, e até mesmo nossos filhos e cônjuge, mudem sua atitude, sua forma de responder as demandas da vida, que elas sejam mais responsáveis, pro-ativas, enfim, uma infinidade de situações que permeiam os relacionamentos humanos. Em vários momentos atuamos de forma impositiva, e isto produz um efeito imediato, porém inconsistente, porque em um primeiro momento as pessoas mudam sua atitude, mas em poucos dias elas voltam ao mesmo ciclo vicioso de comportamento, permanecendo as mesmas. Percebemos que isto desgasta as relações humanas e promove um ambiente de tensão e conflitos no local de trabalho ou no lar.

Se você for diligente com a condução da vida, as pessoas que estão a sua volta se tornarão como você.

 

Mas porque isto acontece? O problema é com as pessoas? Onde está a raiz disto?

Entendemos que a raiz está no nosso modelo de liderança. Muitos acreditam que líderes são pessoas que mandam e os outros obedecem. Neste caso o velho ditado que diz “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço” se encaixa perfeitamente.

Este modelo de liderança é incompleto, não está totalmente errado, porque parte da vida de um líder é coordenar ações de uma equipe para que os objetivos sejam alcançados, e isto envolve ordenar ações. Porém quando fundamentamos nossa liderança dentro da perspectiva de liderança por modelo, as pessoas se tornarão aquilo que inspiramos elas se tornarem a partir daquilo que somos.

Não quer dizer anular as características pessoais de cada um, exigindo que elas ajam, tenham o mesmo modo de vestir ou que resolvam as situações como nós resolveríamos, mas que princípios e valores estabelecidos em nosso interior sejam gerados em outras pessoas por aquilo que elas vêem em nós.

Em meio as demandas do dia-a-dia nos esquecemos dos princípios fundamentais da vida.

Isto promove um fortalecimento da equipe ou da família, e quando é necessário que o líder ordene algo, esta ação não é ofensiva, mas agregadora. Promove serenidade, consistência na equipe e segurança para todos os envolvidos. Neste tipo de ambiente todos darão o melhor de si, e por isso, resultados surpreendentes são alcançados e todos se sentirão realizados.

Por isso, o líder deve nutrir em si diariamente o desejo de se tornar um agente transformador de ambientes, alguém que através da sua vida se torna um modelo, uma fonte de inspiração para outras pessoas, promovendo uma nova cultura relacional em nossa sociedade.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você