REINO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Missão, Pandemia e Compliance. Qual a Correlação?

Missão, Pandemia e Compliance. Qual a Correlação?
Fabricio Scaramuzza
abr. 17 - 4 min de leitura
010

A situação atual de pandemia tem trazido às organizações a necessidade de fazer uma análise profunda de sua atividade e readequar os procedimentos internos e com isso muitos pontos positivos e negativos estão sendo observados.

De positivo, muitos colaboradores tem demonstrado um comprometimento acima do esperado, trazendo a tona o sentimento de comprometimento e participação coletiva levando todos a entender que podem fazer mais e melhor a fim de que todos são beneficiados, mesmo em tempo de crise.

De negativo vemos o oposto, colaboradores demonstrando total descaso e desinteresse em suas atividades, preocupados apenas se estarão, ou não, empregados até o reestabelecimento da normalidade, sem contar muitos atos claros de centralização e engessamento dos processos.

De outro ponto de vista, vemos as mesmas situações descortinando como são os verdadeiros líderes de suas organizações.

Vemos empresários que estão realmente preocupados em dar seguimento a seu propósito, cuidando tanto de suas empresas quanto de seus colaboradores, e de outro lado vendo aqueles que estão aproveitando o momento para criar situações de flagrante terrorismo laboral, promovendo a instabilidade dentro de seus quadros de colaboradores a fim de reduzi-lo e de aumentar a carga de trabalho sobre os remanescentes, os quais se sujeitam a tais situações pois necessitam do seu salário mensal.

Estes cenários fazem aflorar a realidade da cultura organizacional existente, onde não mais se está sob a falsa apresentação de uma missão, visão e valores “de papel” da organização, mas sim, demonstra o real interesse do empreendedor dentro de sua organização e a consequência deste sobre seus colaboradores e ao próprio empreendimento.

Mas como se pode auxiliar aquele empreendedor que efetivamente tem interesse em preservar uma identidade positiva e está diante de situações complexas como a atual.

Na realidade, num primeiro momento, se faz importante que mesmo neste período de recessão o empreendedor compreenda a necessidade da implantação de um sistema de compliance voltado à criação de uma cultura ética dentro da organização.

Este sistema é quem dará suporte para a organização se manter ativa e sólida, preservará a real missão da empresa e do próprio empresário, bem como a manterá preparada para enfrentar outros desafios que virão a surgir. O Compliance é quem dará as bases para a aplicação das decisões e evitará que num momento de reabertura de negócios ocorram fraudes, subornos e corrupção.

Podemos destacar que o mundo efetivamente irá mudar, o mercado e as relações interpessoais já estão afetadas e nada voltará como era antes, haverá sim uma nova realidade e uma nova “normalidade” e diante disso como a organização poderá manter seus valores diante deste novo e desconhecido cenário?

É claro que a principal resposta é a de manter seus padrões éticos firmes e elevados, sendo que isso somente é possível com a implantação de uma cultura saudável com bases sólidas e eficazes que somente um sistema de compliance ativo e eficaz poderá embasar.

Quando se fala de uma empresa voltada a Missão Empresarial temos que a implantação deste sistema se mostra muito mais pertinente, pois somente se poderá manter os padrões éticos das escrituras se estes forem claramente posicionados e identificados a todos os interessados, e o sistema é a principal ferramenta para isso, pois evitará que excessos ocorram no momento posterior, onde muitos empresários e colaboradores buscarão a qualquer custo o reverter sua situação econômica/financeira.

Portanto, neste período conturbado, deve o empreendedor focar seus esforços não apenas na manutenção do empreendimento, mas principalmente no estabelecimento e fortalecimento da cultura ética de sua organização, e para isso o Compliance é quem dará as melhores ferramentas.

Podemos ajudar a entender melhor este tema e a sua importância. Entre em contato pelo e-mail: contato@adaequum.com.br.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você