REINO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS NAS MPME’S

IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS NAS MPME’S
Joaquim Simango
jul. 18 - 2 min de leitura
030

O número de empreendedores em Moçambique e em todo o mundo tem crescido a cada ano que passa, sendo que maior parte da actividade comercial é desenvolvida pelas MPMES (Micro, Pequenas e Médias Empresas).

As MPMES classificam-se da seguinte forma:

  • Micro Empresas são aquelas que possuem entre 1 a 4 trabalhadores e cujo volume de negócios anual é até 1.200.000,00MT .
  • Pequenas Empresas são aquelas que possuem entre 5 a 49 trabalhadores e que possuem um volume de negócios anual superior a 1.200.000,00MT e menor ou igual a 14.700.000,00MT.
  • Médias Empresa são aquelas que possuem entre 50 a 100 trabalhadores e que possuem um volume de negócios anual superior a 14.700.000,00MT e menor ou igual a 29.970.000,00MT.

Todo negócio inicia sempre com uma “idéia” e é importante que o empreendoder redija esta idéia, bem como, outras informações sobre o negócio com vista a garantir que o mesmo tenha uma visão geral do negócio que pretende criar e consiga avaliar se vale a pena prosseguir com com a idéia ou não.

Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?
Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele,
dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’. - Lucas 14:28-30

 

Uma das ferramentas que vai ajudar ao empreededor a auferir a viabilidade da sua idéia de negócio é o Plano de Negócios. Para além, de ser uma ferramenta de planejamento, o Plano de Negócios, permite com que o empreendedor tenha clareza sobre o negócio (saiba exactamente o que pretende apresentar ao mercado) e consiga antepadamente mudar de estratégia ou a apostar em uma nova idéia antes de entrar no mercado, sob pena de desenvolver um negócio insustentável.

Dentre as principais importâncias do plano de negócio, podemos destacar as seguintes:

  1. Permite com que o empreendedor tenha maior clareza sobre o seu negócio;
  2. Permite com que o empreendedor evite prejuízos desnecessários durante a sua actividade;
  3. Garante melhor planejamento do negócio;
  4. Garante maior “segurança” para os investidores;

Espero ter ajudado, planeje hoje, para evitar remediar amanhã!

 

Joaquim Simango


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você