REINO
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Atitudes de um Empreendedor do Reino

Atitudes de um Empreendedor do Reino
José Garcia de Oliveira Junior
mai. 14 - 6 min de leitura
010

Todos sabemos dos grandes desafios que esta crise do covid-19 tem gerado aos empreendedores. Mas queremos compartilhar 6 atitudes importantes para sairmos fortalecidos de mais uma crise:

Atitude 1: Calma

Toda crise tem seu começo meio e fim. A maioria delas é “a maior que já vivemos” até a próxima chegar. Vivemos em um ambiente corrompido pelo homem, resultado do seu distanciamento do Deus Eterno. Este ambiente despeja no próprio homem a sua iniquidade, independência e ganância assim como o mar devolve a poluição nele depositada. Mas calma. Nós vivemos neste ambiente mas nós não pertencemos a ele. Jesus já nos alertou que neste mundo teremos aflições mas não devemos desanimar. Lembrar de onde viemos e para onde voltaremos um dia nos enche de esperança e de alegria. Somos desafiados pelo nosso Deus a sermos luz neste tempo de tantas trevas. Enquanto a maioria olha para as notícias que chegam a cada instante e fica cada vez mais angustiada nós devemos olhar para a palavra viva de Deus e ficarmos calmos, pois somos guardados e protegidos por Ele.

Atitude 2: Sê forte e corajoso

Em várias ocasiões percebemos Deus incentivando seus filhos a agirem com coragem diante de desafios enormes, mostrando que estaria com eles. Somos os representantes de Deus aqui na terra. Justamente por isso somos observados em cada passo, cada decisão, cada palavra que sai da nossa boca. A começar pela nossa casa (esposa, filhos), nossos colaboradores e todos as pessoas que nos relacionamos. Até os concorrentes nos observam buscando informações que os ajudem. Neste momento de incertezas e insegurança precisamos estar firmados na palavra de Deus. O mundo está clamando por Homens do Reino. Aqueles com coragem para lutar contra os gigantes que se levantam todos os dias. Não se omitam. Sejam fortes e corajosos, mostrem quem é o único e verdadeiro Deus. Aquele a quem servimos.

Atitude 3: Alinhe-se

Deus está se movimentando para cumprir o seu propósito eterno de reconciliar o homem consigo mesmo. Ele nunca desistiu de colocar o homem na sua posição original e desfrutar de toda a criação. Como filhos de Deus, precisamos nos alinhar ao que Ele está fazendo em nossos dias. Qualquer esforço ou empreendimento que não esteja alinhado com este plano Eterno está fadado ao fracasso. Não têm valor eterno. Esta quarentena tem nos mostrado o quanto nossos planos são frágeis. Também tem mostrado o vazio existencial de cada um. Não toleramos a quietude, o descanso, a reflexão, o relacionamento mais próximo e prolongado com nossos familiares. Quando o nosso “ritmo normal” nos foi tirado a essência de cada um foi revelada. Esta é então uma grande oportunidade de examinarmos a nossa vida, como ensina o Salmos 139:23-24. É o momento de reconhecer que não temos cooperado com o Pai e clamar para que Ele nos guie pelo seu caminho eterno.

Atitude 4: Ore

Ore para que Deus lhe dê o Seu Espírito, o Espírito que o tornará sábio e revelará Deus a você, para que assim o conheça como devem conhecer (Efésios 1:17 NTLH)

Atitude 5: Reavalie

De tantas oportunidades que as crises proporcionam, talvez a maior delas seja a oportunidade de avaliar as bases dos nossos empreendimentos. A base é aquilo que ninguém vê, mas que sustenta (ou não) tudo o que se vê. Sobre qual base temos edificado? Uma base ruim comprometerá tudo o que for edificado posteriormente. Talvez você já tenha construído muita coisa, mas se a base não for sólida há uma grande chance de tudo ruir. A palavra nos ensina que o sábio edifica sobre a rocha e o tolo sobre a areia. Se pararmos para pensar, a areia nada mais é do que fragmentos de rocha. Muitas vezes mantemos uma vida fragmentada e desenvolvemos cada área sobre fragmentos da verdade. Quando as tempestades vêm sobre alguma destas áreas a casa cai pois não temos a estrutura adequada. Por outro lado, a palavra nos diz que a rocha eterna é Cristo. Se edificarmos nossas vidas sobre esta rocha tudo o que fizermos terá um valor eterno e as tempestades que nos alcançarem não nos derrubarão. Deus tem nos dado esta grande oportunidade de rever nossos fundamentos. Este processo pode ser muito duro, mas é indispensável numa perspectiva de longo prazo.

Atitude 6: Empreenda

Mais do que nunca o mundo precisa de empreendedores do Reino. Empreender significa “transformar realidades”. A realidade pós covid-19 demandará muita criatividade e soluções. Busque a revelação de Deus. Pergunte a Ele o que deseja realizar e como você pode cooperar com Ele. Esteja atento ao que Deus mostrará. Fazer parte do “negócio de Deus” é muito melhor do que pedir para que Ele faça parte do seu negócio. Para cumprir o propósito de Deus não faltam recursos. O sobrenatural acontece naturalmente. Aquilo que ninguém ainda vê é revelado. A prosperidade alcança não só a mim mas a todos em volta e até as próximas gerações. Pare de tentar andar sozinho. Busque agir de forma colaborativa se conectando com as pessoas, buscando conselhos, se preocupando mais em dar do que receber. Esta é a forma que a economia do Reino de Deus funciona. O sistema econômico do mundo, não pode glorificar a Deus, pois mamon é o seu deus. Mas nós, devemos fazer tudo para a glória de Deus e pra isso precisamos renovar o nosso entendimento sobre como empreender com uma perspectiva do Reino.

E lembrem-se. Deus nunca perdeu o controle de nada. A nossa agenda teve que mudar, mas a agenda de Deus nunca muda.

E você, qual dica gostaria de dar para cooperar com nossos irmãos empreendedores? 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você